terça-feira, 13 de abril de 2010

O CHANCELER DE FERRO E A TERAPIA DE VIDAS PASSADAS

Arrogante, prepotente, autoritário!
Assim o escritor paulistano Dias Campos descreve alguns traços da psiquê do nobre prussiano Otto Von Bismark, conhecido como o Chanceler de Ferro. Bismark que exerceu na Prússia do século XIX,  uma política baseada no nacionalismo e no militarismo, é o personagem central do primeiro ramance de Campos, intitulado As vidas do Chanceler de Ferro.
Foram quatro anos de levantamento histórico e pesquisas para mergulhar no universo político, psicológico e social da Europa do século XIX. O escritor, num inteligente e intrincado exercício de criatividade ergue uma trama onde passado e presente se entrelaçam trazendo respostas para enigmas e mistérios, assim como também faz ressuscitar personagens marcantes da história como o rei da Prússia, Wilhelm I, a rainha Augusta, Napoleão III, imperador da França, e a princesa russa Catarina Orloff, entre outros.
Os ambientes palacianos são descritos com riqueza de detalhes e os personagens vivem intensos dramas, aventuras amorosas, intrigas, guerras, enfrentamentos emocionais e comédia...
Até mesmo o cientista e pedagogo francês Allan Kardek, Codificador da Doutrina Espírita surge nas páginas de As vidas do Chanceler de Ferro, para desvendar o mistério das "mesas girantes ou da dança das mesas" que movimentava os saraus e bailes das épocas palacianas.
O mergulho no passado histórico tem conexões com o presente. Um advogado brasileiro chamado Paulo, enfrenta uma crise pessoal que o leva a buscar ajuda de um terapeuta de vidas passadas. Acontece que Paulo é envolvido por pesadelos constantes com uma frase em francês que ele encontra também num raríssimo livro de Direito Penal Militar. Até mesmo, em seu ambiente de trabalho, Paulo se vê perseguido por quatro vultos assustadores. É na regressão que dura quarenta minutos que o leitor e o advogado entrarão no túnel do tempo e das memórias num jogo interativo que oferece deliciosas oportunidades de entretenimento e exercício mental na solução de charadas e enigmas...
Questões polêmicas como aborto, estupro, atentados e cataclismas naturais também são discutidas nessa viagem lúdica pelo espaço e o tempo. Outra agradável surprêsa está no fato do livro ter sido publicado primeiro em Portugal  (que não aceitou nossa revisão ortográfica) e assim o leitor estará o tempo todo fazendo correlações entre o nosso português e o português lusitano - encontramos situações curiosas tais como, celular é telemóvel, e os cachinhos do cabelo da rainha Augusta são canudinhos...Tem também para os apreciadores da boa culinária, uma receita fantástica de sopa de pinhão,da avó do escritor Dias Campos. 
Essa é uma viagem que vale a pena por tudo: é inusitada, alinha passado e presente, é comovente e intrigante. A passagem para esse expresso literário você encontra na Editora Portuguesa Chiado no endereço www.chiadoeditora.com
E no próximo blog, você conhecerá um pouco mais da literatura de qualidade de Dias Campos através de um conto premiado internacionalmente!
Até lá e muita luz!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário