quinta-feira, 13 de maio de 2010

O MOINHO DE PEDRA DO GUARAPIRANGA E O EXERCÍCIO DO AMOR

Há quinze anos atrás, a rotina de Rita de Cássia de Vicenzo, nas   terças-feiras era sempre a mesma. Quando saia da Puc, onde fazia mestrado, passava pela praça das Guianas e parava para comprar balas de algumas crianças que ficavam por ali, muitas vezes debaixo de chuva. Certas de que tia Rita viria, elas esperavam porque sabiam que ali estava a cliente certa: acontece que a advogada comprava todo o estoque para que as crianças fossem para casa mais cedo! A notícia se espalhou e logo o número de crianças era muito maior. Nas quartas, também passava pela praça, o tio Jura, um senhor que levava lanche para a criançada. Insatisfeita com a situação, Rita  considerou que sem instrução, educação e um direcionamento mais concreto, as crianças permaneceriam nas ruas sem direito a um futuro melhor...assim a advogada entrou em contato com as famílias e negociou cestas básicas em troca de frequência escolar.

Um tempo depois, sob a proteção de Francisco de Assis, ela e uma amiga estavam evangelizando as crianças na favela do Guarapiranga. A mudança precisava de uma estrutura sólida  que contasse com sustentação espiritual para todos, inclusive para as mães. A iniciativa recebeu apoio do Instituto Espírita Allan Kardec de Educação e assistência Espiritual e assim foram chegando coloboradores interessados em fazer diferença na vida daquelas crianças e adolescentes carentes da comunidade.


A arquiteta Zelma Cincotto viu ali uma oportunidade de trabalho onde a prática do amor, do equilíbrio  e do esforço conjunto cobrava uma formatação mais concreta - um local foi alugado para que fosse oferecido acolhimento para as crianças - assim nasceu o Moinho de Pedra do Guarapiranga, uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sem fins lucrativos - essa adorável casa que você vê na foto ao lado. 

Outras tias como  Tita,  Rosana,  Cecília,  Diana e os tios Zé Luis e Rodrigo, vieram somar atenção, esclarecimento e orientação para as 80 crianças e adolescentes carentes, entre 3 e 17 anos de idade, que são atendidas. Na casa, elas recebem reforço escolar acompanhado pelo cuidadoso olhar da pedagoga Diana Granato e da professora Juliana, moradora da comunidade.
Diana também realiza psicodrama com mães que encontram ali uma oportunidade de trabalho psicológico para suas vidas.
Todos os professores do Moinho cumprem um programa de evangelização espírita elaborado anualmente com o propósito de proporcionar para as crianças a possibilidade de mudança interior pautada na ética e na moral de Jesus, tão fundamental para todos nós...

O advogado Rodrigo Setaro conta que no balanço pessoal que faz das atividades com as crianças, chegou a conclusão que ganha muito com elas: "...O mais importante é a prova que estou passando em termos de paciência, ânimo e respeito. A convivência com as crianças do Moinho serve como um excelente laboratório de autoconhecimento, estou aprendendo mais com elas do que elas comigo."
O escritor Dias Campos, conta que : "Ir dar aulas de evangelização no Moinho tem sido mais que prazeroso; é um verdadeiro banquete! Aliás, é como costumo dizer para os alunos, de duas uma: ou isso é a mais pura verdade, ou eu sou o sujeito mais burro desse mundo, pois, mesmo tendo uma esposa que muito amo, um encanto de filhinho com quase dois anos e piscina no condomínio, jamais falto àquelas aulas, em que pese serem ministradas aos sábados de manhã, quando, via de regra, faz um sol maravilhoso. De outra parte, quando ex-alunos vêm nos visitar, nossos espíritos se abastecem de eflúvios divinos, pois abraçam-nos com toda força da verdadeira amizade, da verdadeira gratidão; e passamos a chorar em segredo, um choro de completa alegria."


Você consegue imaginar o efeito disso numa criança que muitas vezes nasceu num lar emocionalmente desestruturado?!


A casa é mantida com algumas doações,  e  parceiros importantes como New dog, Instituto Allan Kardec,  Bagel, Spinelli, e   a empresa Ninecon, além de pessoas físicas. Uma vez por mês também acontece um bazar beneficente coordenado por zelma Cincotto, que atraí a comunidade em busca de bons produtos como roupas, utensílios domésticos, brinquedos e peças de decoração com preços muito convidadivos, pois o objetivo é também proporcionar inclusão social no consumo para a comunidade do Guarapiranga. A estrutura do Moinho conta também com uma biblioteca e uma sala de informática, que foram gentilmente "clicadas" por Dias Campos para que você conhecesse um pouco desse cantinho protegido e abençoado por Francisco de Assis...
A verdade é que todos que lá trabalham, inclusive eu, recebem muito mais do que dão porque é no exercício do amor tão bem exemplificado por Francisco de Assis que aprendemos que dar é infinitamente mais gratificante do que receber...nossos corações agradecem!!
Experimente! Conheça pelo site www.moinhodepedra.com esse cantinho que é um pedaço do céu!