quarta-feira, 14 de abril de 2010

Se os seus olhos forem bons...

Se os seus olhos forem bons...

O NOSSO AVATAR, CHICO XAVIER

Lembro como se fosse hoje! Dia 30 de Junho de 2002 amanheceu ensolarado mas o sol não foi capaz de tirar de casa quase ninguém : todas as redes de tv, rádios e jornais cobriam a chegada da seleção Brasileira com o título do pentacampeonato ... Era só alegria para o povo brasileiro apaixonado por futebol!  E foi exatamente como Emmanuel (o guia espiritual do Chico) havia dito a ele que seria: O nosso mais querido médium partiria para o plano espiritual no dia em que os brasileiros estariam felizes, e assim aconteceu na pátria mundial do futebol!
Acho que o Chico queria sair mesmo a "francesa" sem despedidas e muitas lágrimas, do mesmo jeito que chegou em 2 de Abril de 1910 na pacata cidade mineira de Pedro Leopoldo, num lar humilde e discreto. Um autêntico lar brasileiro de muitos filhos, pobreza e dificuldades...
Mas Chico na sua elegância e sobriedade natural (a fineza espiritual que ele tinha!) achou equivocadamente que uma partida camuflada por uma comemoração nacional pouparia a todos que o amavam e respeitavam (mais de 10 milhões de brasileiros!!) a tristeza natural de quem parte e deixa um imenso vazio entre nós...é que o Chico esqueceu que o Brasil além da pátria do futebol é também a pátria do evangelho e ele sendo nosso avatar não poderia sair assim de fininho e tão discretamente...
Sei por mim que desliguei a tv assim que a notícia da partida do Chico veio! Fui com meu coração nas mãos pedir por ele junto com a minha secretária, a Cris. Fizemos uma prece muito sentida, pois para nós era como se um ente querido por demais, tivesse ido assim de repente, sem avisar...e olha que todo mundo sabia que ele iria um dia porque andava adoentado, estava velhinho e muito frágil, com a saúde debilitada por seus 92 anos de idade e 75 anos de trabalho muito ativo no espiritismo. Na verdade, uma vida inteira dedicada ao próximo e às tarefas mediúnicas...acontece que ninguém queria que ele fosse porque o Chico era o nosso avatar:o mensageiro cordato e doce que vivia a prática do evangelho de Jesus aqui na Terra!
Chico representava o melhor do nosso Brasil, ele era a alma do povo, esse povo ecumênico que congrega todas as religiões do mundo pacificamente, que reúne todas as raças do mundo em harmonia e paz,  e apesar de tudo,um povo marginalizado e sofrido...
Quem melhor que o Chico para entender a dor da perda de um filho? Quantas mães não choraram no seu ombro e não foram acolhidas e consoladas pelas psicografias que ele trazia com recados dos filhos saudosos?!! Quantas injúrias e difamações ele recebeu por parte da incredulidade alheia que desconhecendo os mecanismos mediúnicos (absolutamente naturais!) o julgava injustamente, e ele sem jamais revidar ou reagir? E foram mais de 10 mil cartas psicografadas...
Eu mesma de forma muito egoísta, lamentei algumas vezes não termos mais o Chico aqui conosco com sua impecável ternura, acolhimento moral e mediunidade para me aconchegar nos seus braços quando meu filho Nando também partiu em 4 de Abril de 2007 aos 25 anos de idade...E eu confesso, que pedi em preces que ele, o nosso Chico acolhesse Nando lá em cima, levando ao meu filho a coragem e aceitação que eu desejava tanto lhe passar... 
Nosso avatar  podia mais que o avatar de James Cameron!
Chico era o mensageiro, o consolador infalível e incansável de todos que sofriam as dores do corpo como o desemprego, a doença, a fome e o frio, ou ainda as dores do espírito, como o abandono, a culpa, a vingança, o ressentimento, a mágoa e outros processos obsessivos que infelicitam tanto os de cá como os de lá...nosso carteiro como ele se auto-intitulava era o mais certeiro e pontual de todos, conseguia fazer chegar as mensagens que vinham sem saber a rua, cep ou destinatário. O único endereço que seu coração conhecia era o Amor, o mais sublime de todos os sentimentos, a presença de Deus em nós!
Sua vida foi a mais coerente ação pautada na mais autêntica caridade, na fé e na prática evangélica!
Quantos de nós renunciaríamos a vaidade e ao orgulho de ser aclamado e reconhecido públicamente? Quantos de nós renunciaríamos ao reconhecimento pecuniário, a conta bancária abastecida pelos direitos autorais de 412 livros publicados em mais de 30 idiomas com 30 milhões de exemplares vendidos?!! Difícil não?
Mas ele fez isso com a humildade de quem se via apenas como um lápis, um instrumento nas mãos da espiritualidade...ele se via como o mais simples de todos os servidores, o Cisco Xavier como gostava de dizer!
O escritor e jornalista Marcel Souto Maior que publicou a biografia do Chico conta um caso engraçado: uma senhora espírita procurou o Chico e disse que estava muito feliz porque tinha descoberto que havia desencarnado numa outra vida como mártir cristã nas garras de um leão. E então ela perguntou ao Chico se ele sabia algo sobre sua última encarnação. Cansado desse tipo de preocupação ou foco, ele respondeu: -Ah sim, eu era a pulga do leão! Assim era o homem-Chico, despretencioso consigo mesmo, incapaz de se dar algum valor. Uma lição para nossa tão assoberbada vaidade humana!
Essa postagem é para celebramos o centenário de nascimento do Chico mais uma vez e por muito mais que não caberia em milhões de Blogs espalhados por aí. O fato é que falar, pensar, refletir e principalmente viver o "exemplo Chico" na sua conduta humana, nunca, jamais será demais para nenhum de nós.
Assim vamos aproveitar o momento, sendo espíritas ou não, sendo acima de tudo Cristãos, para conhecermos um pouco mais desse brasileiro que faz o coração da gente bater mais forte! Chico é nossa madre Tereza de Calcutá, é nosso Mahatama Ghandi, é nosso avatar! 
Serviço: Chico Xavier - o filme dirigido por Daniel Filho em cartaz em todo o país
As vidas de Chico Xavier - Marcel Souto Maior, editora Planeta
O homem que falava com Espíritos - Luis Eduardo de Souza, editora Universo dos Livros