domingo, 25 de abril de 2010

A COLCHA DE RETALHOS E O GRANDE ARQUITETO DA VIDA

Meu encantamento e envolvimento diante de uma colcha de retalhos é daqueles longos, cumpridos (realizados) e que beiram a fascinação!
Está nas mil nuances, nos diferentes temas florais, nos xadrezes multicoloridos, nas bolinhas divertidas que parecem  saltar, nas listas finas e largas, nos temas infantis e  inocentes, em tudo, tão diverso e incrivelmente harmonioso, costurado, atado, organizado e composto!
Um tanto do meu encantamento vém da minha infância, das lembranças da minha avó materna, a Vovó Vite que compunha e costurava aconchegantes colchas de retalhos recheadas de lã de carneiro. Posso fechar os olhos e sentir o cheirinho de café quente que entrava no acanhado em que ela dormia, sempre entulhado de livros, cinzeiros, fumaça, um violão e claro cobrindo sua cama patente, a deliciosa e envolvente colcha de retalhos... A cama da minha avó convidativa, embalava com carinho netos, filhos, sobrinhas, irmãs, enfim quem buscasse afeto e ternura... Minha avó adorava ler, comer e conversar na cama!
Ao amadurecer, comecei a perceber que a despeito de toda ternura que as colchas de retalho me despertam por causa minha avó, tem algo maior, mais profundo, guardado no subsolo da minha alma e que tem relação com a vida! Vamos ver o que você acha a respeito disso...
Pense em seus familiares, por exemplo nossos companheiros de jornada, aqueles que Deus nosso Pai, nos deu como irmãos, filhos, noras, marido, mulher ...
Voce Já parou para observar as famílias de um modo geral ou ainda a sua de um modo mais particular?
Quanta diferença entre pensamentos, pontos de vista, personalidades, gostos, tendências, aptidões, aparência física, escolhas, caminhos, destinos - enfim somos como retalhos diversos entre si, individualidades particulares e únicas, mas que unidas fazem todo o sentido, exatamente como uma colcha de retalhos -  misturada, linda e completa!
Repare que alguns retalhos seguem mais unidos (como alguns irmãos) porque seus desenhos e tramas combinam, são mais compatíveis e parecem formar uma estrutura suave e natural ... Outros Retalhos são colocados mais distantes uns dos outros (como também alguns  Irmãos!) porque coladinhos entram em choque, ficam desarmonizados, mas ainda assim fazem parte da mesma encantadora colcha de retalhos que é como uma família!
Normalmente, as colchas americanas seguem um padrão que é emoldurado por um tecido liso ou estampado que ligará todos os retalhos não importando onde estejam localizados  se em embaixo ou em cima, à esquerda ou à direita ... esse tecido, que é na verdade uma moldura (como os pais) é uma linha condutora da colcha toda que estará  permanentemente ligando todos os retalhos, como acontece aos filhos e pais ligados pelos laços consanguíneos e também os do coração....
Vejo  uma colcha de retalhos nos ambientes de trabalho, onde profissionais  diferentes entre si, com valores culturais, educacionais e as vezes até corporativos são colocados juntos para um mesmo fim, como produzir ou vender algo, prestar um serviço ou informação...como os retalhos diversos se completarão numa colcha, acontece com profissionais com suas experiências diversas, contribuíndo para que o desenho, plano ou projeto saia como o desejado: um trará aquilo que falta no outro!
E parece até mesmo que o mundo é uma grande colcha de retalhos, com climas, aspectos,  histórias e povos diversos circunscritos a uma realidade temporal mas quando entrelaçados formam ricas, belas e profundas experiências humanas, que só somam no final, apesar dos choques e  sobressaltos naturais que a diversidade  nos causa...
Acredito que a palavra mágica que define uma colcha de retalhos e a própria vida é  Diversidade!
Essa é a grande característica da colcha de retalhos formada pela humanidade como um todo: absolutamente harmoniosa e diversa!
E assim podemos imaginar: A Linha que costura é a tolerância  e a flexibilidade, sempre dando voltas, cedendo, apertando, amarrando, ligando, soltando ...
O Tecido que faz a moldura da colcha é o Amor aproximando, reforçando, recompondo, perdoando, esquecendo, despertando ...
Os Retalhos de Tecido somos todos nós, viajores de muitas experiências identificados em tramas pessoais com nossas dores, alegrias, conquistas, perdas e por isso mesmo profundamente diversos e complementares .. buscamos no outro o que não há em nós!
Mas a verdadeira poesia da colcha de retalhos está em Deus, O Grande Artesão e Arquiteto da Vida, que em sua obra  permanente segue criando e unindo sempre: o escuro e o claro, o pesado e o leve, a terra e o céu, o corpo e o espírito, o nascimento e a partida, o choque e a calma, sempre invariavelmente a caminho da   harmonia, da   beleza e  da luz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário