segunda-feira, 19 de abril de 2010

A CADEIRA DA MINHA DENTISTA E A REVISTA SORRIA...

Não deu pra escapar...
Uma dessas manhãs quando voltava com meu marido de uma caminhada, encontrei na rua, minha amiga querida, a Mari, que é também minha dentista, maravilhosa por sinal!!
Aí ela disparou: fazia tempo que eu não aparecia, não podia sumir daquele jeito, tinha que ir ao consultório para uma geral...
Convencida de que ela estava certa, marquei e no dia combinado sentei na cadeira para a sessão de tortura...
Não tem jeito! Que me desculpem todos os profissionais que zelam pela nossa saúde bucal, mas cadeira de dentista dá um medo daqueles, mesmo que seja só para dar uma olhadinha...acontece que raramente a coisa fica por aí, e quando os tais motorzinhos começam a zunir, haja controle mental para pensar em outras situações mais agradáveis!
De qualquer modo é preciso ser justa: ela tinha razão, era mesmo necessário e com a habilidade e carinho dela, acabei sobrevivendo com a orientação final de comprar uma determinada escova de dentes. Lá fui eu para a farmácia. Objetiva, entrei na primeira que eu vi. Assim que me dirigi ao caixa para pagar a compra feita, a funcionária muito sorridente (engraçado como a gente repara nisso depois que vai ao dentista!) me ofereceu uma revista com um garoto ruivinho de óculos (que você vê aí ao lado!) que me lembrou meus filhos quando pequenos e também minha nora Dulce que adora ruivinhos...comprei por R$2,50 a revista que muito apropriadamente para aquele meu momento chamava "Sorria"...
Interessada, cheguei em casa e li a revista inteira sem deixar escapar inclusive o editorial e a ficha técnica assinada pela editora Mol. É uma publicação bacana, a começar por seu caráter social: o preço da revista, descontado os impostos, é 100% revertido para o GRAACC, uma organização sem fins lucrativos, criada para garantir atendimento de ponta às crianças e adolescentes com câncer. O trabalho dessa organização é bastante conhecido; o hospital da entidade que é um centro de referência no tratamento da doença, faz milhares de atendimentos por mês, entre consultas, quimioterapia, cirurgias, transplantes de medula óssea, internações e pesquisas entre outros procedimentos.
Agora o que me chamou a atenção foi o conteúdo e a "cara" da publicação: inteligente, jovem, criativa e comprometida com uma questão social da maior importância. Lá bem no meio da revista achei as informaçõs que eu buscava: afinal como funciona essa revista?
Seis empresas de peso patrocinam a revista e esses recursos permitiram no primeiro ano do projeto (a revista tem dois anos) que cada R$1,00 investido virasse R$ 1, 92 doados. Em troca do patrocínio dado à Sorria as empresas recebem páginas para anunciar suas marcas. No entanto diferente do que você possa imaginar, a pauta é compromisso da redação exclusivamente, ou seja os jovens jornalistas que ali trabalham têm autonomia para decidirem o que vai na publicação que é bimestral. A revista vai então para a farmácia que é a Droga Raia e que vende ali mesmo no balcão a publicação. Como há filiais em cinco estados Brasileiros a venda é considerável: em dois anos foram mais de R$3.400.000,00 arrecadados líquidos para o GRAACC! 
E isso tem sua razão de ser pois a revista reflete uma nova maneira de fazer jornalismo comprometida com a ação social não somente com a divulgação de informações importantes. O Layout é lindo, tem fotos curiosas e os textos são leves, daqueles que a gente acha uma delícia ler, é como se estivéssemos conversando com um amigo, um vizinho ou alguém muito conhecido, tal a intimidade e laço que cria de imediato...títulos como : "Areia no cocuruto", "Xô preguiça" ou ainda "Adotar é o bicho" vão direto a pontos como as simples coisas da vida que não custam nada e fazem enorme bem para a gente...
A questão ambiental também é valorizada pela rapaziada da revista, a tinta de impressão da Sorria possui o selo BRC (conteúdo biodegradável de fonte renovável) ou seja é produzida com matérias-primas biodegradáveis retiradas de fontes renováveis como o óleo de soja.
Nessa edição de 13 de Abril a 13 de Maio, tem uma reportagem muito bacana com a cineasta Laís Bodanzky (ela dirigiu Bicho de Sete Cabeças ) que junto com o marido exibe cinema pelo Brasil para quem nunca entrou numa sala de exibição...romântico e lindo! me lembrou Cinema Paradiso...o que é muito animador pois faz a gente constatar que há pessoas com um novo olhar, um olhar iluminado para a função que desempenha e principalmente para o objetivo dessa função!
Também há uma matéria para refletirmos sobre o que é o sucesso para cada um de nós. Um conceito subjetivo que muito além de status, dinheiro ou reconhecimento público, abrange outras vertentes como sentimentos, desejos e valores pessoais. Uma parada estratégica para pensar...e olha, esse é também o perfil de Sorria, fazer a gente pensar e por isso sentir, o que é melhor!
Logo que abri a revista e vi o editorial Faço, logo existo entendi a filosofia reinante: desde a editora-chefe Roberta Faria aos editores e repórteres, todos estão ali para fazer a diferença, ou seja escrevem, reportam, divulgam e compartilham por uma razão importante que é contribuir de forma sistemática para o GRAACC.
E o que isso significa? Significa contribuir para que mais crianças e adolescentes com câncer sejam atendidos como precisam, que sejam ajudados e que tenham chances de uma vida com qualidade e alegria!
Então se você for ao dentista e como eu, precisar de uma nova escova de dentes, não esqueça da revista Sorria!
Você também pode participar escrevendo para evento@revistasorria.com.br.
Valeu gente, até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário