sexta-feira, 7 de maio de 2010

HOMENAGEM AO DIA DOS FILHOS...


Mais uma vez nesse segundo domingo de Maio comemora-se o dia das mães, mas eu optei por comemorar o "dia dos filhos" pois sem eles, nós, as mães não existiríamos...
Minha homenagem para eles, os filhos, se justifica porque um dia, eles nos escolheram para recebê-los dentro de nós, nos nossos corações e para os encaminharmos na vida. Sabe o que isso significa?
Que nessa escolha que fizeram, eles derramaram sobre nós confiança, amor e fé!
Confiança! Confiança de que somente nós estaríamos capacitadas para orientá-los e criá-los dando toda a formação moral e intelectual que precisariam para enfrentar as dificuldades da vida.
Amor! Amor o bastante para que nos aceitassem com nossas inseguranças, medos, angústias, fraquezas e outros quesitos tão comuns à alma feminina.
Fé! fé suficiente para crerem sem ver e sem testar anteriormente nossos atributos maternos. Eles assinaram uma folha em branco em que diziam apenas: "É essa a mãe que quero para mim, é essa mãe que preciso!"
Também são eles, os nossos filhos que nos ensinaram o dom da paciência, esse atributo divino que só os mansos alcançam depois de muita iluminação interior - e são eles, os nossos filhos - que nos trazem o indispensável exercício da paciência, quando pequeninos ficam doentes e nós insones precisamos estar calmas para cuidá-los. Quando adultos, também nos ensinam a paciência e a aceitação de quem respeita o filho com as escolhas que ele fez e não aquelas que um dia sonhamos para eles...
Eles nos impulsionam para a paciência quando transbordando energia nos obrigam a acompanhá-los num ritmo frenético que não olha a idade materna.
Nossos filhos também nos induzem ao paciente escutar quando adolescentes nos colocam diante dos maiores embates emocionais e psicológicos com eles e principalmente dentro de nós.
Eles, nossos filhos, nos ensinam a sermos mais generosas porque ao chegarem ao mundo e nos olharem pela primeira vez, fazem nosso coração experimentar um amor que só sabe dar e dar cada vez mais. A generosidade que não temos, que nos falta, aprendemos com eles, que nos tornam pessoas melhores, mais tolerantes com as nossas limitações e também com as dos outros. Eles enchem nossa casa e carro de amigos, nos transformam em motoristas e conselheiras permanentes deles e daqueles que eles consideram e escolheram para conviver - e nós acatamos com devoção e alegria! Eles estão sempre pedindo coisas, atenção e isso nos exercita na generosidade porque queremos atendê-los e acolhê-los em suas necessidades. Quando nos damos, recebemos muito mais em troca, nos alimentamos espiritualmente...
Nossos filhos também nos trazem amadurecimento e crescimento pessoal porque precisamos ser adultas para conseguirmos educá-los, protegê-los e ajudá-los em muitas das escolhas que fazem: a roupa da festa que irão, o que fazer depois do primeiro fora da namorada, como lidar com a rejeição, como secar as espinhas, que profissão escolher, o que falar para o amigo que rompeu com ele?
Eles nos ocupam, causam transtornos, noites mal-dormidas, consultas com especialistas, conversas na escola, dores de cabeça, insonia, preocupação, mas sobretudo, nos ensinam verdadeiramente a amar nos dando também oportunidade de progresso e crescimento! Sim nós evoluímos e mudamos, pois entramos frágeis e inseguras nas nossas empreitadas maternas e saímos indiscutivelmente mais fortes e vigorosas para os embates da vida! 
Nossos filhos é que merecem todas as honras, carinhos, flores e agradecimentos nesse dia das mães, por tudo que são para nós, mas principalmente porque nos transformaram em pessoas melhores. Ser mãe é mágico, é sublime,  é sem dúvida nenhuma, a maior de todos as realizações de nossas vidas! Sem eles, nós não teríamos vivido tudo isso! Não seríamos quem somos...

Agradeço ao meu filho Eduardo, que hoje tem 29 anos. Foi ele quem me despertou para o encantamento da maternidade! Com ele descobri realmente o que é amar... Também foi ele que me ensinou com sua maturidade o fato de que os filhos não são nossos, apenas vem para a vida através de nós!  obrigada filho por sua doçura, ternura e gentileza.
 Agradeço ao meu filho Fernando, que hoje teria 28  anos. Foi ele quem me despertou para a alegria de uma vida em constante ebulição, alegre e festeira, desprendida e generosa! Em sua rápida passagem pela Terra me fez conhecer a dor da separação partindo há três anos, mas me fazendo compreender que prosseguimos como mãe, sobrevivemos (inacreditavelmente sobrevivemos!) amando da mesma maneira que antes, sempre e cada vez mais...Ouço sua voz na minha mente quando a saudade dói, me trazendo calma e a certeza de que persiste vivo mais além. Sinto ainda o seu perfume envolvendo nossa casa quando meu pensamento busca o seu e posso vê-lo sambando de um jeito malandro que me encantava...
A verdade é que permanecemos em nossos filhos e eles permanecem em nós mesmo quando se tornam adultos, quando casam, quando partem de volta para Deus, afinal o amor é esse cordão umbilical que liga coração a coração, transpondo barreiras como o tempo, a distância, a vida e até a morte...
Obrigada Duda e Nando por terem me escolhido como mãe um dia, por terem apostado em mim e por terem feito de mim um ser humano melhor! Esse dia das mães é o dia de vocês! Amo vocês sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário